Qual a diferença entre a avaliação do mecânico de confiança, a vistoria cautelar e a vistoria pré-compra?
Esta é uma dúvida muito mais comum do que se imagina. Apesar de estarmos em 2024, a maior parte dos compradores ainda compra um carro seminovo ou usado como se fazia no século passado. Sim, naquele tempo em que os veículos tinham pouca ou nenhuma tecnologia embarcada e a injeção eletrônica de combustível equipava apenas carros esportivos e modelos mais caros. Nesta época, o costume era fazer apenas em uma visita ao mecânico de confiança (quando se tinha um) para se ter segurança que o veículo estaria em boas condições para ser comprado. Dava-se uma voltinha no carro, ouvia-se o barulho do motor e olhada no brilho da pintura. Pronto, estava feita a avaliação.
A partir de 2000 a tecnologia eletrônica embarcada nos veículos produzidos no Brasil deu um grande salto, chegando até os modelos mais simples. Além da injeção eletrônica, era possível ter opcionais como: freios antitravamento (ABS), bolsas de proteção anti-impacto (air bags) e até controles de estabilidade (ESP). A partir de 2014 boa parte destes itens passaram a ser obrigatórios em todos os veículos fabricados no país. Paralelamente, a antiga avaliação pré-compra feita apenas pelo mecânico de confiança deixou de ser o único recurso para adquirir seu carro sem surpresas.
Incialmente surgiu a Vistoria Cautelar para veículos ou Vistoria Cautelar Veicular. Este tipo de avaliação é realizado por profissionais especializados, que avaliam vários itens que as oficinas não verificavam - como itens de segurança e documentação. Este novo serviço trouxe maior confiabilidade para os compradores de carros seminovos. Novos e modernos equipamentos passaram a ser utilizados pelas melhores e maiores concessionárias dos fabricantes nacionais. Esta evolução garantiu um salto na qualidade e confiabilidade dos serviços executados por elas frente ao executado pelas oficinas de rua. Menos itens trocados e maior efetividade da reparação realizada.
E agora toda esta tecnologia está disponível para que os compradores de carros seminovos ou usados das regiões metropolitanas de Belo Horizonte e de Salvador. O Diagnóstico Pré-compra ou Vistoria Pré-compra leva a Vistoria Cautelar Veicular a um novo patamar de confiança para a compra de seminovos ao agregar a análise visual, o uso de equipamentos de alta tecnologia. Agora é possível receber uma avalição pre-compra realmente completa que inclui a análise de diversos equipamentos eletrônicos embarcados como ABS, airbags e outros sistemas. Um relatório completo que indica possíveis falhas que nem mesmo o mais experiente mecânico consegue perceber.
Encontrou o carro dos seus sonhos? Faça uma Vistoria Pré-compra antes de fechar o negócio e fique tranquilo para aproveitar seu próximo veículo com confiabilidade e segurança, sabendo as reais condições do veículo. Diagnóstico Pré-compra: seu carro sem surpresas.
Comments